segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Faz de conta: Meio de integração


A fantasia é peça fundamental no desenvolvimento das crianças, pois, as permite entender a realidade que as cerca. Com as crianças surdas não é diferente além disso,representa sua integração no mundo das brincadeiras das crianças comuns, sem deficiência. A pedagoga Daniele Nunes Henrique Silva pesquisou o assunto e o publicou no livro Como Brincam as Crianças Surdas, da Editora Plexus. Em seu trabalho, ela ressalta a importância de se conhecer a língua dos sinais para entrar na fantasia com os amiguinhos e se igualar a eles no desenvolvimento intelectual.
Segundo Daniele “ as crianças surdas adoram brincar  muito com situações que as fazem sair da condição de surdas, como atender telefone e ouvir rádio”.O mundo ouvinte exerce uma pressão muito grande sobre essas crianças mesmo assim elas buscam entendê-lo. Brincar é uma das formas utilizadas por elas, ainda segundo Daniele, “as crianças surdas brincam da mesma forma que as ouvintes sendo a maneira de se comunicar a única diferença pois,as crianças surdas usam os sinais como palavra.”
Sobre o ensino de LIBRAS salienta “Esse aprendizado deve funcionar igual ao da fala para a criança ouvinte. Não a ensinamos a falar. No cotidiano, com a convivência com os pais, suas atividades são marcadas pela fala. Deve ser assim com a criança surda.”
O neurologista Oliver Sacks escreveu sobre isso num livro, descrevendo um lugar nos Estados Unidos, a ilha de Martha's Vineyard, no estado de Massachusetts, onde a maioria dos habitantes é surda. Ele diz que quando se chega lá você é o diferente, porque é o ouvinte e todos se comunicam por sinais. E o desenvolvimento das pessoas é igual ao de qualquer ouvinte. É isso que os pais de crianças surdas têm de entender, o quanto é importante aprenderem a língua dos sinais, como se fossem surdos também, para transmiti-la ao filho.
O Lúdico deve entrar como um recurso para a aprendizagem dos surdos, facilitando a atuação da criança surda na tarefa de construção de significados, sobre o aprendizado dos conteúdos. As brincadeiras instigam a criatividade do aluno, proporcionando que o mesmo faça descobertas.

Fonte:http://revistacrescer.globo.com/Crescer/0,19125,EFC464887-2337,00.html

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Olá Rhakel

    De fato o lúdico é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de crianças surdas, uma vez que o mesmo facilita a atuação dessa criança na tarefa de construção de significados, sobre o aprendizado dos conteúdos. As brincadeiras estimulam a criatividade do aluno, proporcionando que o mesmo faça descobertas.

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  3. Muito bom esse artigo Rhakel. Penso que a escola, para além dos conteúdos acadêmicos, deve ter espaço para atividades esportivas, de lazer, de artes e de criação, nas quais poderiam conviver crianças com diferentes necessidades, desde que as atividades fossem preparadas e pensadas para isso. Não se trata de inserir a criança surda nas atividades propostas para ouvintes, mas de pensar atividades que possam ser integradoras e significativas para surdos e ouvintes.

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