terça-feira, 22 de outubro de 2013

Lâminas Histológicas

 
O desenvolvimento da histologia aconteceu depois da invenção do microscópio óptico e posteriormente com o microscópio eletrônico, permitindo que fosse possível a observação de tecidos finíssimos, que sem o microscópio seria impossível ao olho nu. Com essa invenção a ciência deu um grande avanço em pesquisas nessa área. A observação dos tecidos no microscópio é feita através de transparências, é muito comum à utilização de corantes para destacar determinadas partes da célula, ajudando dessa maneira a identificar suas estruturas.
O Vídeo a seguir mostra a observação de Lâminas, de tecido conjuntivo presentes no intestino grosso, língua e tendão, dando ênfase também nas fibras encontradas no mesentério e fígado, mostrando detalhadamente todas as suas estruturas.


 

Fonte: http://pt.cyclopaedia.net/wiki/Histologia
           http://www.youtube.com/watch?v=chFaMs9X6M8

6 comentários:

  1. Excelente vídeo, mostra detalhadamente todas as estruturas dos tecidos observados. As visualizações dos tecidos são ótimas. Dessa maneira é mais fácil compreender cada estrutura analisada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do vídeo Rhakel,como disse Denise excelente visualização das estruturas. Acredito que os avanços da ciência logicamente são fundamentais para os nossos avanços quanto humanidade, estas lâminas do vídeo então.... a qualidade é ótima!! E como você comentou sobre a gradativo e progressivo avanço em relação aos "nossos amigos microscópios que tudo vêem" acho incrível as técnicas para a elaboração de lâminas são inúmeros processos até a perfeição. No caso da microscopia de Fluorescência foi inventada há quase um século atrás e hoje existe a permanência desta técnica logico que aperfeiçoada. Muito Show!!

      Excluir
  2. Ótimo vídeo Rhakel, conteúdo bem explicado, muito bom, os tecidos conjuntivos tem origem mesodérmica. Caracterizam-se morfologicamente por apresentarem diversos tipos de células imersas em grande quantidade de material extracelular, substância amorfa ou matriz, que é sintetizado pelas próprias células do tecido.

    ResponderExcluir
  3. Rhakel, boa publicação já que estamos estudando histologia nada melhor que algumas curiosidades sobre seu desenvolvimento e o que aconteceu depois da chegada do microscópio.
    Vídeo interessante.

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvidas Rhakel, o descobrimento do microscópio proporcionou um "leque" de estudos nas ciências, sem ele seria impossível grandes descobertas, descobrir anomalias, doenças em tecidos, tornaria-se algo impossível ao olho nu.

    ResponderExcluir
  5. Olá Rhakel
    Gostei bastante da postagem deste video, pois ele nos instrui detalhadamente todas as extrutura do tecido conjuntivo, principalmente as que dão ênfase as fibras encontrada no fígado e mesentério.Parabéns pela excelente escolha.

    ResponderExcluir