Objetivando melhorar o
ensino da disciplina de Física, reduzindo, desta forma, as dificuldades
relatadas por alunos e observadas pelos professores. O colégio Liceu do
Conjunto Ceará no ano de 2001, lançou mão de uma estratégia inovadora e atraente:
a criação da Rádio Escola. Alunos foram convidados a participar mesmo não se identificando
com a disciplina.
Não demorou muito para que a rádio, desenvolvida para a
disciplina de física, se tornasse interdisciplinar e ultrapassasse os portões
da escola ganhando status de radio comunitária.
Os alunos saíram pelas ruas do bairro em
pesquisa, trabalhando dessa forma língua portuguesa, para se comunicar
adequadamente com as pessoas, futuros ouvintes da rádio, geografia ao estudar
as ruas do bairro tendo noção da comunidade conhecendo a fundo suas
dificuldades. Alunos participaram ativamente de todas as etapas, conhecendo de fato
como funciona uma rádio.
O projeto foi muito bem
sucedido, pois, permitiu aos estudantes melhor compreensão dos fenômenos
físicos, passando a ser utilizado na escola como instrumento interdisciplinar
por três áreas do conhecimento. A rádio possibilitou também maior integração
entre a escola e a comunidade.
O sucesso da iniciativa foi confirmado ao ganhar o Prêmio Ciências no Ensino Médio em 2004.A rádio ganhou tanta notoriedade que foi pauta do
programa Com
Ciência da Tv Escola.O programa aborda desde a idealização até os testes
experimentais mostrando o envolvimento de professores e alunos, mesmo os que
tinham horror a Física.
Confiram o programa no link:
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4978
Trata-se de um excelente exemplo para os que acham que a Educação Pública está sempre fadada ao fracasso e intervenções dessa natureza são exclusivas das grandes escolas privadas.O bairro onde funciona a escola situa-se na periferia de Fortaleza, uma área bastante marginalizada por conta dos altos índices de violência. Professores, alunos e a comunidade em geral são beneficiados e relatam orgulhosos os benefícios alcançados.
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