Em 2013 a Rádio Escola
do Liceu do Conjunto Ceará trouxe mais um serviço de utilidade estudantil onde
o público alvo são os alunos do Ensino Médio, sobretudo os do 3º ano. O projeto “Rádio
Escola ligando você ao Enem” é um recurso pedagógico que visa incentivar
e preparar os alunos para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Além do programa radiofônico a rádio funciona via Internet com conteúdos voltados
para o exame.
Ainda em 2012 a escola
preocupada com a desmotivação dos alunos dos 3º anos quanto à
participação no ENEM,
bem como com a falta de perspectivas destes em relação a um futuro acadêmico
promissor a Escola aderiu ao Projeto ENEM CHEGO JUNTO CHEGO BEM da secretaria de
Educação do Estado do Ceará.
A escola inseriu em sua
prática pedagógica ações voltadas à mobilização de seus alunos quanto à inscrição
e preparação e sucesso no exame.
O projeto contou com a
rádio já existente na escola e foi bem sucedido em termos do aumento no percentual
de inscrições de alunos no Enem, 100% dos alunos dos 3º anos e 67,7% dos alunos
dos 2º anos inscritos no ENEM 2013.
A Escola preocupou-se com
o incentivo em todos os âmbitos começando pelos alunos, passando pelos pais
abrangendo toda a comunidade.
Ações como essa tendem
a ser bem sucedidas e trazem benefícios que vão além dos portões da escola,
pois esses alunos terão muito mais chances de se tornarem adultos bem
sucedidos, beneficiando direta e indiretamente toda a comunidade.
O link trás detalhes do
Projeto no Liceu do Conjunto Ceará:
http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/ce/arquivos/enem-chego-junto-chego-bem
Referências
Boa noite,
ResponderExcluirMuito interessante esse trabalho de rádio comunitária que funcionam nas escolas, sempre dando informações importantes sobre as atividades escolares, como concursos dentre outros, auxiliando os alunos em suas práticas escolares.
Pois esse tipo de ação está preocupada de maneira mais enfática com a questão motivacional dos alunos, e a divulgação das práticas pedagógicas desenvolvidas pela escola.
Ótimo projeto, afinal nossos alunos necessitam de estímulos, de pessoas que estejam a todo momento incentivando-os a progredir, a prosperar. Como você expôs Rhakel, diversos estudantes do 3° ano estariam desestimulados, sem perspectivas para fazer o enem, então a escola observou esse descontentamento e usou ferramentas que já vinham talvez, sendo utilizadas dentro da escola, mas em especial, focaram nos meninos dos anos finais, que seria o 3° ano.
ResponderExcluir